Âmbito

A AMPIF – Associação dos Médicos Portugueses da Indústria Farmacêutica foi fundada em 1987, quando a presença dos Médicos na Indústria era ainda vista como opcional.

Nos dias de hoje, os médicos são já considerada uma necessidade absoluta, um imperativo ético e uma realidade incontornável na Indústria Farmacêutica actual.

A AMPIF serve os seus associados, zelando pela dignificação e visibilidade da carreira de Medicina Farmacêutica, lutando pela sua consolidação e preparando a progressão de uma Competência, atribuída pela Ordem dos Médicos em 1997, para uma Carreira Médica Alternativa e uma Especialidade.

Neste campo, a AMPIF luta pela dinamização da Competência e do Ensino Pós-Graduado em Medicina Farmacêutica.

A AMPIF é membro de direito do IFAPP (International Federation of Associations of Pharmaceutical Physicians) e do CEPM – Council for Education in Pharmaceutical Medicine.

A figura do Director Médico, a quem são atribuídas responsabilidades sobre a qualidade técnica e científica de todas as actividades que antecedem e acompanham a comercialização de medicamentos, deveria ser requisito obrigatório numa Empresa Farmacêutica.

As matérias incluídas no campo de actuação e responsabilidades do Médico da Indústria, incluem na sua grande maioria a Investigação Clínica, a Farmacovigilância, os Registos e Regulamentação Farmacêutica, Farmacoeconomia, Formação Científica dos Delegados de Informação Médica e Regulamentação Ética de Práticas Promocionais.

Em todas estas vertentes a AMPIF luta pela consolidação da sua imagem e intervenção como parceiro credível e obrigatório nos debates e discussões relevantes sobre esta matéria.

A AMPIF deve por isso lutar pela profissionalização do Conceito e da Imagem da Medicina Farmacêutica em todas as suas vertentes, assegurando do ponto de vista curricular e empresarial uma Carreira Médica.

A AMPIF articula-se com o Colégio de Medicina Farmacêutica da Ordem dos Médicos, entidade que congrega os médicos com a Competência em Medicina Farmacêutica.